top of page
  • Whatsapp
  • Contato
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
Stationary photo

Asimov - Modernidade

Explicar o significado de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia”. Essa é a primeira habilidade a ser desenvolvida no 7º ano (EF07HI01). Uma reflexão pertinente para os adolescentes, mas que não é tão simples pois o termo tem camadas de significados e estereótipos.

Se a ideia de “moderno” ganhou força com os humanistas do século XVI, o conceito de modernidade, surgiu na metade do século XVIII, no Iluminismo estando estritamente vinculado ao pensamento ocidental e racional. Na visão iluminista, a modernidade racionaliza a economia e a política (daí o Estado moderno), traz o progresso, liberta o homem da tradição e emancipa a humanidade.

O conto “A sensação de poder”

Lançado em 1958, o conto “A sensação de poder” (The Feeling of Power) ganhou uma rápida popularidade e ainda hoje é leitura obrigatória nos cursos de Matemática e Engenharia, especialmente nos Estados Unidos. O conto se passa no que ele chama de Novo Pentágono, em um futuro distante, em que a sociedade está dominada pelos computadores. Os humanos alcançaram um nível de tecnologia que torna obsoleto muito do que hoje consideramos necessário, como fazer contas usando as quatro operações. A aritmética tornou-se uma arte perdida. Até que um belo dia, Myron Aub, “um técnico envelhecido e sem importância, que há muito tempo tinha fracassado em todos os testes destinados a selecionar as pessoas talentosas da humanidade”, desenvolveu um inusitado passatempo: copiar num papel os números que via na calculadora. E começará a brincar com eles. Ele percebe que pode manipular os números sem computador de modo a obter os mesmos resultados. Em suma, ele redescobriu a aritmética, há muito tempo esquecida nessa sociedade futura! Myron Aub é apresentado por Jehan Shuman, um especialista em informática de nível superior, a oficiais militares, membros do Congresso e ao presidente. Ele pede para que Aub demonstre suas descobertas. Os generais e políticos ficam perplexos e ao mesmo tempo céticos. Nos meios militares, a constatação de que alguém conseguia “computar” sem computador, abriu novas possibilidades militares. Quanta economia se usassem seres humanos no lugar de computadores caríssimos! Mísseis tripulados por homens vivos substituiriam computadores guiando pessoalmente os mísseis até os seus alvos. Afinal, os humanos são dispensáveis, eles dizem.

fonte: https://ensinarhistoria.com.br

Blog -  Sua Janela para Passado - Valquíria de Souza Silva © Desde 2025.   Criação: Fagundess

bottom of page